Martin Schröeder, fundador da Martinair, hoje subsidiária da Air France-KLM, morreu em sua cidade natal, na Holanda
A KLM anunciou, na última quarta-feira (2), a morte de Martin Schröeder, fundador e ex-CEO de hoje sua subsidiária, a companhia aérea cargueira holandesa Martinair, aos 93 anos.
Schröder fez história sendo o primeiro a voar com um Douglas DC-3 Dakota para Maiorca, na Espanha, e possibilitou ao público em geral sair de férias de avião, permitindo a expansão para fora dos limites europeus, mais tarde.
“Ficamos tristes ao saber que Martin Schröder faleceu aos 93 anos. Com ele faleceu um aviador, pioneiro da aviação e empresário por excelência. A paixão de Martin pela aviação levou à criação de uma companhia aérea que foi a base do transporte de carga moderno, mas também o berço do voo de férias moderno.
Com a Martinair, ele tornou vários destinos de férias (distantes) acessíveis aos holandeses. Sua tenacidade e visão abriram caminho para uma estreita colaboração com a KLM e, finalmente, com a Air France KLM Martinair Cargo. Seu comprometimento foi incomparável. Desejamos muita força à sua esposa, filhos, netos e demais entes queridos para lidar com essa perda”, disse a KLM em nota.
Martin Schröeder morreu em sua cidade natal, Noordwijk. Segundo o site holandês Luchtvaart News, ele lutava há algum tempo contra problemas de saúde, que recentemente o deteriorou ainda mais.
A Martinair foi fundada em 1958 e inicialmente transportava passageiros, abandonando totalmente o serviço em 2011, quando passou a operar apenas no transporte de cargas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/10/2024, às 07h42
+lidas