AERO Magazine
Busca

Segundo acidente em dois meses

Mirage 2000 de Taiwan cai durante treinamento, piloto ejeta em segurança

Este foi o segundo acidente com um caça taiwanês em dois meses; em janeiro um F-16V caiu no mar durante um voo de rotina


Frota da força aérea taiwanesa é mista como modelos de caças de diferentes países - Dassault Aviation
Frota da força aérea taiwanesa é mista como modelos de caças de diferentes países - Dassault Aviation

Um caça Mirage 2000 da Força Aérea da República de Taiwan caiu nesta segunda-feira (14/3) depois de ter decolado da base aérea de Taitung, no leste do país. De acordo com a mídia local o piloto conseguiu ejetar em segurança.

A aeronave desapareceu dos radares do controle aéreo taiwanês por volta às 11h20 (horário local) o que chamou a atenção das autoridades.

O caça de fabricação francesa estava em uma missão de treinamento. Contudo, demais informações sobre o acidente e da situação do piloto, tenente-coronel Huang Chung-kai, depois da ejeção, não foi divulgada.

Em janeiro, Taiwan perdeu outro caça em um voo de rotina, um F-16VBlock 70/72 caiu no mar ao largo de Dongshi e o piloto não sobreviveu ao acidente.

 O F-16V Block 72, a versão mais recente do caça norte-americano, têm um radar APG-83 SABR AESA, além da capacidade de transportar avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder, bem como novos aviônicos e um moderno sistema de navegação GPS.

Taiwan tem atualizado parte de sua frota de 141 caças F-16 A/B, para a mais recente versão, 64 unidades já estão no novo padrão.

Tal investimento tem por objetivo se defender da gigante e poderosa China, que provoca a soberania do país com voos miliares na região e ameaça invadir o pequeno país, no qual Pequim alega ser um território chinês rebelde.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 14/03/2022, às 10h10


Mais Notícias