AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Ministro da Defesa visita instalações da SAAB

Aldo Rebelo se reuniu com executivos da SAAB para discutir programa FX-2


O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, se reuniu com Peter Vallenberg, presidente do Conselho de Administração da SAAB, e com Hakan Bushke, CEO da empresa. Numa sequência de encontros previsto na agenda oficial da presidente Dilma Rousseff à Suécia e à Finlândia.

No domingo, Rebelo também havia se encontrado com o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, onde foi destacado as possibilidades de cooperação entre os dois países após o acordo de compra do Gripen NG. O projeto FX-2 envolve transferência de tecnologia, política industrial, formação de mão-de-obra especializada, desenvolvimento de ciência e pesquisa.

“A reunião amplia os horizontes de cooperação para além do que já existe na área da defesa”, afirmou Rebelo, após o encontro.

A reunião entre os dois ministros teve o objetivo de intensificar a cooperação entre Brasil e Suécia por meio de projetos em novas áreas, como a cooperação industrial, a troca de experiências em operações de paz e o desenvolvimento de software.

Além disso, Rebelo também participou de uma reunião com empresários brasileiros que possuem negócios na Suécia, visando discutir possibilidades de novos negócios entre suecos e brasileiros.

Durante a visita oficial Rebelo ainda encontrou 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e 2 da AEL Sistemas, que trabalham no projeto do Gripen NG. O FX-2 prevê que mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com objetivo de integrar a equipe de desenvolvimento do novo caça. 

Redação
Publicado em 20/10/2015, às 16h00 - Atualizado às 17h19


Mais Notícias