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Motor do A320ceo e 737NG

Metade dos motores com peças falsas foram retirados de serviço

CFM International diz que metade das peças falsas dos motores que equipam o Airbus A320ceo e Boeing 737NG, foram retiradas de serviço


Número de motores com peças falsas aumentou - Safran
Número de motores com peças falsas aumentou - Safran

A CFM International informou hoje (24), que mais da metade dos 145 motores CFM56 com peças falsas foram retirados de serviços, suspendendo temporariamente a operação de aviões da família Airbus A320ceo e Boeing 737NG.

O uso de peças fora dos padrões regulatórios afeta uma fração dos cerca de 22.600 motores CFM56 ativos atualmente no mundo. A fabricante está trabalhando em conjunto com as companhias aéreas e demais operadores para mitigar os efeitos do problema.

A empresa formada por uma parceria entre a norte-americana General Eletric e a francesa Safran, concluiu uma revisão da documentação da fornecedora britânica AOG Technics, e identificou 180 documentos falsos, referentes a 124 peças.

O resultado da análise foi apresentado às autoridades competentes, enquanto a fabricante apoia as investigações em curso na justiça britânica, para evitar que peças não aprovadas voltem a ser utilizadas.

O uso de peças falsas foi identificado em julho passado, quando técnicos suspeitaram das peças e dos respectivos documentos da AOG. Uma profunda pesquisa confirmou que os dados da documentação estavam sendo falsificados e não notificados aos reguladores.

Companhias aéreas de diversos países estão rastreando suas frotas, e já identificaram dezenas de peças falsas nos CFM56, um dos motores mais vendidos da história da aviação comercial. 

Todo o processo de avaliação e substituição dos componentes é coordenado diretamente entre a empresa e as oficinas de reparos e manutenção (MRO). Com os devidos reparos, parte dos aviões já voltaram ao serviço.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/10/2023, às 18h50


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