AERO Magazine
Busca

Mecânicas aeronáuticas conquistam espaço na Helibras

Procura feminina por atividades de manutenção tem aumentado


Em um ambiente prioritariamente masculino, uma mulher se destaca no hangar de manutenção da Helibras. Desde 2009, Tamires Cristina Ramos Francisco, paulista de 24 anos, deixou a mecânica de automóveis para lidar com asas rotativas e tornar-se a primeira mulher mecânica aeronáutica a trabalhar no hangar de manutenção da empresa.

O primeiro contato de Tamires foi com a mecânica automobilística, no SENAI de sua cidade. Depois, iniciou o curso técnico em aeronáutica especializado em motores e célula pela EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas). Foi a partir da experiência de trabalho na Aviação do Exército (AvEx) que Tamires adquiriu experiência para ingressar na Helibras. “Em 2012, mudei-me para Itajubá para trabalhar na empresa e transferir o curso técnico para a graduação de Engenharia Mecânica numa faculdade local. Era a oportunidade de investir em minha carreira e crescer profissionalmente”, ela conta.

Atualmente é crescente a procura feminina por profissões dominada por homens, especialmente na área da aeronáutica. “Percebemos especialmente um aumento no interesse pelos cursos de especialização, por parte de pilotos e mecânicas já formadas ou jovens que querem fazer carreira nesse mercado de trabalho. Temos uma turma do curso Mecânico de Manutenção Aeronáutica na qual há duas alunas em formação”, diz Cintia Trentini, gerente do Centro de Treinamento da Helibras.

Nos demais cursos oferecidos ao longo deste ano pelo CT, apesar do volume pequeno, 23 mulheres já se formaram entre um total de 840 alunos. Esse caminho foi aberto em 1994, ano em que a Helibras formou a primeira mecânica. A possibilidade de atuar no setor e consolidar uma carreira bastante promissora é uma das motivações das candidatas.

A equipe de mecânicos de manutenção da Helibras conta apenas com a presença feminina de Tamires. Mas as mulheres já ocupam outros departamentos fabris, como a linha de produção e a cablagem, área responsável pela montagem dos sistemas de transmissão das aeronaves.

O cargo de mecânico de manutenção aeronáutica exige dedicação e cuidado extremos. Esse profissional terá como responsabilidade a segurança operacional dos helicópteros e quaisquer erros durante a atividade podem acarretar graves acidentes. Na Helibras, além de trabalhar em reparos e revisões periódicas de aeronaves no hangar da empresa, o técnico pode prestar seus serviços na base do cliente, para mais de um modelo de aeronave.

Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

A Helibras abriu inscrições para uma nova edição do curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, destinado às pessoas interessadas em ingressar na carreira de aviação.

O curso contempla um módulo “Básico”, com duração de seis meses para noções iniciais de manutenção e o módulo específico “Célula”, com foco em helicópteros, que será realizado em 12 meses.

 As aulas estão previstas para início em 31 de março, e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, no Centro de Treinamento da Helibras, em Itajubá. Ao todo, o curso terá a duração de um ano e meio e garantirá ao estudante condições de candidatar-se a oportunidades de emprego em indústrias do ramo aeronáutico.

As inscrições devem ser feitas presencialmente. Os interessados devem ter concluído o ensino médio, ter no mínimo 18 anos e não possuir qualquer vínculo empregatício com a Helibras. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de procura.

Outras informações sobre valores, formas de pagamento e grade curricular podem ser obtidas vai e-mail (centro.treinamento@helibras.com.br) ou pelo telefone (35) 2143-7514.

Redação
Publicado em 07/03/2014, às 16h10


Mais Notícias