UH-15 Super Cougar realiza resgate da sexta vítima e buscas por outros dois últimos tripulantes segue
A Marinha do Brasil resgatou o sexto tripulante do naufrágio que envolveu o barco pesqueiro Thor Frigg, que afundou no litoral sul de Santa Catarina na última sexta-feira (16), com oito pessoas.
Um helicóptero UH-15 Super Cougar entrou a vítima em alto mar, flutuando com auxílio do colete selva-vidas. O homem ao ser resgatado tinha sinais de desidratação, mas estava lúcido, sendo levado até a base aérea de Florianópolis, onde foi transferido, de ambulância, para um hospital local.
Ontem, a @marmilbr resgatou um dos três homens que ainda estavam desaparecidos após o naufrágio de um barco pesqueiro, na última sexta-feira (16), próximo à costa de Santa Catarina.
— AERO Magazine (@Aero_Magazine) June 19, 2023
📺: Marinha do Brasil. pic.twitter.com/vd7u2MWg6A
Os cinco primeiros tripulantes resgatados estavam em um bote inflável e estão em bom estado de saúde, tendo sido salvos por um navio.
As aeronaves da Marinha e da Força Aérea, incluindo o C-105 Amazonas e o P-95 Bandeirulha, continuam realizando buscas pelos dois últimos tripulantes desaparecidos.
O UH-15 Super Cougar é a versão militar do Airbus H225M, sendo a versão básica do helicóptero e empregado em diversas missões, incluindo resgate, apoio as operações especiais, evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, apoio as missões embarcadas, combate a incêndio, entre outros.
Os helicópteros, adquiridos dentro do projeto H-XBR, que visava um helicóptero multimissão de grande porte comum para as três forças. O primeiro exemplar da Marinha do Brasil foi entregue no dia 11 de abril de 2011 para o Esquadrão HU2, sediado na base aeronaval de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janiero.
Por André Magalhães
Publicado em 20/06/2023, às 08h50
+lidas