AERO Magazine
Busca

Aumento da frota

Marinha do Brasil recebe mais um caça naval modernizado

Aeronave AF-1C foi entregue na unidade da Embraer de Gavião Paixoto (SP)



Versão biposta serve para treinamento de novos aviadores navais | Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil recebeu uma aeronave AF-1C modernizado, o caça naval foi entregue na unidade da Embraer de Gavião Peixoto (SP), no dia 9 de dezembro.

Entre as atualizações estão uma mudança no sistema de energia elétrica, a instalação de um computador que gerência todos os dados de voo, um radar multimodo, um sistema de Radar Warning Receiver (RWR), novos rádios de comunicação, bem como a mudança do painel da aeronave para o padrão glass cockpit, entre outras.

Com a entrega da aeronave, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, da Marinha do Brasil, passa a operar três unidades da versão modernizada.

O Brasil recebeu no ano de 1997, 23 unidades do A-4 Skyhawk usados da força aérea do Kuwait, na marinha, os aviões receberam a designação atual AF-1. 

Os caças da marinha são operados a partir da base aéreo naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. As operações não acontecem em um navio aeródromo, pois o porta-aviões Nae A-12 São Paulo, foi operado até 2014 e em 2020 foi descomissionado.

A embarcação foi comprada de segunda mão da França e chegou ao Brasil em 2001, todavia, em 2004 uma explosão interna matou três marinheiros e feriu outros sete feridos. Os altos custos para a manutenção e modernização do navio foram os pontos chaves para sua desativação.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 15/12/2021, às 14h10 - Atualizado às 19h17


Mais Notícias