Aeronave AF-1C foi entregue na unidade da Embraer de Gavião Paixoto (SP)
A Marinha do Brasil recebeu uma aeronave AF-1C modernizado, o caça naval foi entregue na unidade da Embraer de Gavião Peixoto (SP), no dia 9 de dezembro.
Entre as atualizações estão uma mudança no sistema de energia elétrica, a instalação de um computador que gerência todos os dados de voo, um radar multimodo, um sistema de Radar Warning Receiver (RWR), novos rádios de comunicação, bem como a mudança do painel da aeronave para o padrão glass cockpit, entre outras.
Com a entrega da aeronave, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, da Marinha do Brasil, passa a operar três unidades da versão modernizada.
O Brasil recebeu no ano de 1997, 23 unidades do A-4 Skyhawk usados da força aérea do Kuwait, na marinha, os aviões receberam a designação atual AF-1.
Os caças da marinha são operados a partir da base aéreo naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. As operações não acontecem em um navio aeródromo, pois o porta-aviões Nae A-12 São Paulo, foi operado até 2014 e em 2020 foi descomissionado.
A embarcação foi comprada de segunda mão da França e chegou ao Brasil em 2001, todavia, em 2004 uma explosão interna matou três marinheiros e feriu outros sete feridos. Os altos custos para a manutenção e modernização do navio foram os pontos chaves para sua desativação.
Por André Magalhães
Publicado em 15/12/2021, às 14h10 - Atualizado às 19h17
+lidas