Novo porta-aviões irá substituir o atual Charles de Gaulle na proteção marítima da costa francesa
A Marinha da França publicou um vídeo arte mostrando o novo porta-aviões de propulsão nuclear do país europeu.
No vídeo de um pouco mais de 3 minutos, é possível ver que a futura embarcação será parecida com o atual porta-aviões francês, Charles de Gaulle, e os norte-americanos da classe Nimitz.
O navio é conhecido como PA-Ng (algo que pode ser interpretado como porta-aviões de nova geração), isto graças as tecnologias diferentes que serão instaladas.
Um dos destaques será a catapulta Electromagnetic Aircraft Launch System (Emals). Este novo sistema substituirá as atuais catapultas que funcionam por ar e meios hidráulicos.
A partir de 2038, il succédera au Charles de Gaulle. Plus grand, plus puissant, doté d’une propulsion nucléaire, il permettra à la 🇫🇷 de conserver sa capacité de projection de puissance aéromaritime en s'adaptant aux défis à venir. Voyage dans le futur à la découverte du PA-NG ! pic.twitter.com/l1PXXyR56G
— Marine nationale (@MarineNationale) April 12, 2022
Em 2021, o Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda do sistema de catapultas Emals, bem como do sistema usado para segurar as aeronaves no pouso, chamado de Advanced Arresting Gear (AAG, na sigla em inglês).
O PA-Ng terá um comprimento de 300 metros e uma capacidade de deslocar 75.000 toneladas, contra 42.000 toneladas do Charles de Gaulle.
Entre as aeronaves que poderão ser empregadas está o Rafale M, versão naval do caça da Dassault, bem como o futuro caça Fcas, projeto multinacional europeu para a produção de um caça de alta tecnologia. Além disso, helicópteros e aviões de alerta aéreo antecipado E-2D.
A construção do novo porta-aviões deverá começar em 2025 e em 2038 é planejado que o novo navio aeródromo francês entre em serviço.
Por André Magalhães
Publicado em 18/04/2022, às 17h00
+lidas