AERO Magazine
Busca

Mais voos, menos tripulantes

Mais uma companhia aérea dos EUA cancela voos por falta de pilotos

Southwest cancelou centenas de voos no fim da última semana


Southwest também enfrenta problemas na revalidação das habilitações de seus pilotos

A crescente falta de pilotos aptos a atender a demanda de voos comerciais tem se mostrado um desafio para a retomada do transporte aéreo nos Estados Unidos. A Southwest foi obrigada a cancelar centenas de voos por falta de tripulantes com carteira válida para assumir suas funções.

Na última sexta-feira (25), centenas de voos foram cancelados ou atrasados no país. A Southwest responsabilizou as tempestades de verão pelo ocorrido, mas, segundo o site Travel Pulse, a falta de equipe técnica para atender a oferta atual foi a principal causa, potencializada pelas situações climáticas nas principais bases.

No dia seguinte, os mesmos problemas persistiram. Procurada pelo jornal USA Today, a Southwest deu a mesma justificativa. Há pouco mais de uma semana, uma pane sistêmica já havia causado atrasos e cancelamentos.

O problema ocorreu dias depois da American Airlines ter passado pela mesma dificuldade em relação a escassez de pilotos para atender a crescente demanda existente na temporada de verão do hemisfério norte.

As principais companhias americanas têm demorado a responder à alta da demanda por voos, porque pilotos que estavam em licença não-remunerada por conta da pandemia, estão passando por reciclagem em simuladores, antes de voltarem a trabalhar nas cabines, o que leva tempo.

Os centros de simuladores contam com uma oferta limitada de posições para treinamento, projetado para atender a demanda normal existente na pré-crise. Atualmente milhares de pilotos estão sendo enviados para reciclagem de suas habilitações, sobrecarregando os centros de treinamento, que usualmente atendiam dezenas de profissionais por semana, agora passando a ter que atender centenas de aviadores em uma longa fila.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 01/07/2021, às 13h50 - Atualizado às 14h30


Mais Notícias