AERO Magazine
Busca

De Navegantes a Anápolis

Mais novo caça Gripen realiza primeiro voo no Brasil

Oitavo F-39 Gripen, que chegou ao país no início da semana, realizou seu voo de traslado de Navegantes a Anápolis, em Goiás


Oitavo caça operacional Gripen F-39 decolou de Navegantes a Anápolis, perfazendo 1.100 quilômetros em 1h20 de voo - FAB
Oitavo caça operacional Gripen F-39 decolou de Navegantes a Anápolis, perfazendo 1.100 quilômetros em 1h20 de voo - FAB

O caça F-39 Gripen de matrícula 4108 da FAB fez seu primeiro voo em território brasileiro nesta quinta-feira (26), decolando de Navegantes, em Santa Catarina em direção à Base Aérea de Anápolis (BAAN). O trajeto de aproximadamente 1.100 quilômetros foi cumprido em cerca de 1h20.

Este foi o quinto F-39 Gripen que o Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres conduziu até a base aérea em Anápolis. Pelas características de performance do jato, o voo, que possa aparentar ser um traslado simples, requer um planejamento rigoroso de combustível, condições meteorológicas e verificação de aeródromos alternativos para possíveis desvios.

Antes de seguir para Anápolis, o caça permaneceu por quase três dias no Aeroporto Internacional de Navegantes, passando por ajustes técnicos, como a instalação do assento ejetável, do kit de sobrevivência, entre outros itens.

Para o piloto responsável pelo voo, Tenente-Coronel Peres, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a nova aeronave é um reforço significativo para o esquadrão.

“É uma satisfação ter a oportunidade de realizar o primeiro voo de um novo Gripen no espaço aéreo nacional. Esta matrícula, em especial, é bastante aguardada para reforçar o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar”, comentou o militar.

Por Micael Rocha
Publicado em 27/09/2024, às 07h30


Mais Notícias