Embraer 195-E2 será entregue no próximo semestre para a Azul
A Embraer recebeu o certificado de tipo para o E195-E2, permitindo o início das entregas para os clientes da variante de maior capacidade da família E-Jet E2. Novamente o fabricante brasileiro obteve a certificação tripla, por parte da brasileira Anac, da EASA (European Aviation Safety Agency) e do FAA (Federal Aviation Administration).
O E195-E2 é a maior aeronave comercial já produzida pela Embraer e entrará em serviço no segundo semestre de 2019 com a Azul, seguida da espanhola Binter Canarias.
“Assim como com o E190-E2, novamente obtivemos a certificação de tipo simultaneamente de três importantes autoridades regulatórias mundiais”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente & CEO da Embraer.
De acordo com a Embraer o E195-E2 obteve um desempenho acima do projetado, com consumo de combustível 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento em comparação com o E195 da primeira geração. As metas de desempenho planejadas pela Embraer previam que os números do E195-E2 seriam ser semelhantes às do E195, mas com mais carga útil (adição de 12 passageiros) e maior alcance. Os resultados, no entanto, mostram melhorias significativas em muitos aspectos. Entre eles o comprimento da área de decolagem com peso máximo (MTOW, na sigla em inglês), onde o E195-E2 requer 1.800 metros, enquanto o E195 precisa de 2.180 metros. O alcance máximo é de 2.600 nm (4.800 km) com carga total de passageiros, 600 nm (1.100 km) a mais que o E195.
Outra melhoria sensível é em relação aos custos de manutenção que é 20% menor. Os intervalos de manutenção são mais longos que a maioria dos aviões de corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para utilizações típicas. Pelos cálculos do fabricante, isso significa 15 dias a mais para utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.
O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única.
Por: Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 16/04/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h57
+lidas