AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Lufthansa Technik faz a revisão de 2 aviões de uso espacial

Empresa realiza manutenção do 747SP da NASA e converte A310 para missão ZeroG


A Lufthansa Technik anunciou que de forma inédita trabalha simultaneamente em duas aeronaves destinada a missões espaciais, em suas instalações de manutenção VIP em Hamburgo, na Alemanha.

Desde julho, o Boeing 747SP destinado ao projeto SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) operado conjuntamente pela NASA e pela agência espacial alemã DLR,  está sendo submetido a uma revisão total na Lufthansa Technik de Hamburgo.

A DLR e a NASA escolheram a Lufthansa Technik para executar os serviços de revisão na aeronave, uma vez que a empresa do Grupo Lufthansa é um dos poucos no mundo com certificações para atender o 747SP e possui qualificações para manutenção dos sistemas de missão, considerados extremamente sensíveis.

Desde setembro, a Lufthansa Technik também está convertendo um antigo Airbus A310 da Força Aérea da Alemanha para a Novespace, que será utilizado como plataforma de testes e pesquisas para de voo parabólicos, conhecida por Gravidade Zero. Futuramente o avião será empregado em parceria entre as agencias espaciais da Europa, DLR, CNES e ESA.

Tendo iniciado há mais de 50 anos com o apoio da aeronave VIP da German Air Force, a Lufthansa Technik se tornou um fornecedor de serviços técnicos para mais de 20 aeronaves de missão especial para várias forças aéreas e organizações científicas. O portfólio de serviços inclui manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves, motores e componentes, gestão de manutenção, logística e suporte em documentação técnica.

O portfólio de operações para as aeronaves de missão especial inclui aeronaves de transporte militar, cargas, aviões-tanque e evacuação médica e até científicas como SOFIA e ZeroG.

Redação
Publicado em 29/10/2014, às 14h00 - Atualizado às 14h23


Mais Notícias