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Segundo site alemão

Lilium demite quase toda a equipe em meio à crise financeira

Cerca de 1.000 funcionários da alemã Lilium teriam sido demitidos, por conta de uma crise que começou no fim de outubro


A crise foi desencadeada após o governo alemão ter rejeitado uma ajuda financeira milionária à empresa - Divulgação
A crise foi desencadeada após o governo alemão ter rejeitado uma ajuda financeira milionária à empresa - Divulgação

A alemã Lilium, empresa do ramo de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os eVTOL, demitiu cerca de 1.000 funcionários, quase toda a força de trabalho, na última sexta-feira (20).

A informação foi divulgada ontem (22), pelo site alemão Gründerszene, citando fontes internas. Apenas uma equipe reduzida de algumas dezenas de funcionários permanece na empresa para atividades de manutenção. No fim de outubro, duas subsidiárias da empresa haviam entrado com pedido de recuperação judicial após o governo da Alemanha ter negado um apoio financeiro equivalente a R$ 317 milhões.

No início de novembro, a Lilium confirmou, por meio de um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que estava negociando com interessados na aquisição da empresa ou de seus ativos. No mesmo documento, a empresa também comunicou que planejava demitir duzentos funcionários.

Apesar das dificuldades financeiras, no último dia 5 de dezembro, a empresa enviou um comunicado à imprensa afirmando que o programa de desenvolvimento de suas aeronaves continuava em operação. A KPMG, consultoria financeira contratada pelo fabricante, segue trabalhando em um plano de reestruturação.

Azul e Lilium tinham planos para acordo bilionário

Em agosto de 2021, a Azul Linhas Aéreas e a Lilium revelaram planos para firmar um acordo comercial de até US$ 1 bilhão (R$ 6,09 bilhões) para a aquisição de 220 eVTOL, com previsão de início de operação para 2025.

O acordo previa a criação de uma rede, com a companhia brasileira fazendo a manutenção e operação, enquanto a Lilium fará o fornecimento da plataforma de monitoramento da aeronave, além das baterias de reposição e outras peças.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/12/2024, às 08h28


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