Companhia brasileira marca sua entrada em serviço com o A321ceo convertido para transporte de carga
A Levu Air Cargo iniciou as operações do primeiro Airbus A321ceo convertido para cargueiro na América Latina, adquirido em leasing da SmartLynx. O avião, transformado nos Estados Unidos pela Precision, coloca a companhia entre os operadores de carga da Airbus na região.
A empresa informou que o suporte técnico para o jato será fornecido pela NavBlue, uma subsidiária da Airbus, que disponibiliza soluções de navegação e segurança. A Levu, com sede em Campinas e operações em todo o Brasil, planeja ampliar sua frota com mais aeronaves Airbus convertidas, porém, sem especificar a quantidade e quando esta frota se formará.
Este A321 é reconhecido por sua eficiência na categoria de aeronaves de corredor único, transportando até 27 toneladas com alcance de 3.800 quilômetros. Mesmo sendo um avião de segunda tecnologia, as características do jato como menor consumo de combustível e versatilidade no transporte de paletes e contêineres, oferecem um custo reduzido por unidade de carga e maior sustentabilidade ambiental.
Outro ponto importante de segurança são seus controles de voo do tipo Fly-by-Wire e similaridade operacional entre versões de passageiros e cargueiros, somado à ampla base de aviões da Família A320 disponíveis no mercado dispõe de um amplo programa de conversão, garantindo suporte contínuo para novos operadores.
Por Micael Rocha
Publicado em 18/11/2024, às 18h00
+lidas