AERO Magazine
Busca

Parceria em carga aérea

Nova empresa aérea brasileira se tornou parceria da DHL

A DHL Supply Chain fechou uma parceria com a nova empresa aérea brasileira Levu Air Cargo para a criação de um projeto logístico nacional


Primeiro Airbus A321 convertido para cargueiro da Levu e DHL pousou no aeroporto de Viracopos nesta semana - Guilherme Ramos / Divulgação DHL
Primeiro Airbus A321 convertido para cargueiro da Levu e DHL pousou no aeroporto de Viracopos nesta semana - Guilherme Ramos / Divulgação DHL

A DHL Supply Chain anunciou que iniciou uma parceria com a nova companhia brasileira de carga aérea Levu Air Cargo para o lançamento de uma operação de carga aérea no país. Com um investimento de 90,5 milhões de euros (R$ 530,9 milhões, em conversão direta), o projeto prevê quatro aviões cargueiros.

De acordo com o comunicado oficial da empresa, inicialmente as rotas serão entre o aeroporto de Viracopos e Manaus, em operação diariária; e Viracopos – Recife, com três saídas por semana. Além disso, houve a abertura de duzentos postos de trabalho diretos e quinhentos indiretos, fruto da abertura ou ampliação das filiais espalhadas pelas cidades atendidas.

A empresa planeja operar com quatro Airbus, sendo dois A330-300P2F, modelo convertido, com capacidade para até 59 toneladas e mais dois A321-200PCF, para até 27 toneladas. Os dois modelos que farão o transporte de mercadorias do setor farmacêutico, eletroeletrônicos, automotivo e perecíveis.

Outro diferencial apontado pela DHL é a característica das aeronaves serem exclusivamente cargueiras, permitindo transportar produtos de maiores dimensões e cargas perigosas de classes um a nove, com exceção à classe de número sete, por se tratar de materiais radioativos.

De acordo com a DHL, um dos objetivos será o uso de ULD com controle de temperatura, que são contêineres aéreos projetados que tornam o carregamento e o descarregamento mais fáceis e rápidos. Também será empregado a solução para transporte de cargas do tipo “life science”, ou seja, sem risco de alteração da temperatura das cargas.

Levu
Airbus A321 cargueiro ostenta as cores das empresas parceiras, mas ainda com matrícula estrangeira

As empresas parceiras informam que projetam transportar aproximadamente quatro mil toneladas por mês no primeiro ano de operação, podendo chegar as dez mil toneladas até o final de 2025.

“Com rotas domésticas diárias e terminais em cidades estratégicas, a Levu Air Cargo realizará toda a cadeia logística de mercadorias de alto valor agregado e life sciences”, explicou Rodrigo Pacheco, CEO da Levu Air Cargo.

Já para o vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain, Solon Barrios, elencou os principais aspecto da nova parceria no transporte aéreo de cargas, destacando que o “projeto reúne três aspectos fundamentais de uma operação logística sólida e eficiente: especialização dos parceiros, capacidade operacional e garantia do nível do serviço, além de boa frequência e possibilidade de conexões para outras cidades e países”.

Por Micael Rocha
Publicado em 14/05/2024, às 00h50


Mais Notícias