Contrato prevê doze aeronaves multimissão com radar AESA, Link 16, sistemas de simulação e suporte logístico por seis anos

A Leonardo anunciou nesta quarta-feira (17), que firmou um contrato com o governo da Itália para o fornecimento de doze caças M-346 à Força Aérea da Áustria. O acordo atende às demandas de defesa do espaço aéreo e do território nacional austríaco, além de contemplar o treinamento de pilotos militares.
Os M-346 da Áustria serão entregues na configuração de caça leve, sob o novo padrão M-346 F Block 20. O pacote inclui cabines com Large Area Display (LAD), radar de varredura eletrônica ativa (AESA), enlace de dados Link 16, contramedidas eletrônicas e novos sistemas de armamento.
O contrato abrange ainda um conjunto completo de sistemas de simulação, estoque inicial de peças de reposição, equipamentos de solo e suporte logístico e de manutenção por seis anos a partir da entrega da primeira aeronave.
O M-346 F Block 20 substituirá o Saab 105, retirado de serviço em 2020. A aeronave cumprirá a dupla função de caça para operações de baixa intensidade e treinador avançado.
A plataforma integra um sistema completo de treinamento avançado de voo, com Ground Based Training System (GBTS) e a lógica Live, Virtual and Constructive (LVC), que combina cenários simulados com voos reais.
Além disso, oferece capacidades de combate leve em missões ar-ar e ar-superfície, apoiadas por sistemas de missão, sensores avançados e capacidade de reabastecimento em voo.
O programa do M-346 acumula mais de 150.000 horas de voo e quase 160 aeronaves vendidas, permitindo que forças aéreas de diversos países treinem pilotos para operar caças de alto desempenho, como o Eurofighter, o F-35 e sistemas de combate aéreo de próxima geração.
Atualmente, vinte países treinam seus pilotos no M-346 ou selecionaram a aeronave, em sua versão de caça, como caça leve multimissão.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/12/2025, às 13h52
+lidas