AERO Magazine
Busca

Sustentabilidade

Latam vai reutilizar uniformes e compensar resíduos de aeroportos

Duas empresas especializadas em reciclagem participarão dos projetos


Projeto de Reciclagem da Latam

Companhia pretende eliminar o uso de resíduos para aterros nos próximos cinco anos | Foto: Eureciclo/Divulgação.

A Latam Airlines deu início ao upcycling (reutilização criativa) de dez toneladas de uniformes usados em peças novas para promover uma economia circular virtuosa e a compensação de 92 toneladas de resíduos gerados em voos para 12 aeroportos brasileiros sem serviço de coleta seletiva.

O projeto de transformação inteligente dos uniformes usados acontecerá por meio da parceria com a consultoria gaúcha Revoada, especializada em reutilização criativa para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. “Acreditamos que as soluções para muitos dos problemas complexos que temos hoje no mundo, como a geração de resíduos, serão soluções colaborativas entre diferentes empresas e organizações. Juntos podemos gerar mais impacto positivo”, ressalta a sócia-fundadora da Revoada, Adriana Tubino.

Já o projeto de compensação de resíduos será viabilizado pela parceria com a empresa Eureciclo, que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. A parceria beneficiará terminais sem serviço de coleta seletiva, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, conectando-os a cooperativas estaduais. “Sabemos que o caminho da sustentabilidade não deve ser trilhado sozinho. Por meio de parcerias, podemos ampliar os resultados e dar escalabilidade às ações", segundo o CEO da Eureciclo, Thiago Carvalho Pinto.

Segundo a Latam, as parcerias ajudarão em sua agenda de compromissos com a sustentabilidade. A companhia busca eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 09/02/2022, às 15h10 - Atualizado às 15h17


Mais Notícias