Latam foi notificada pela Pratt & Whitney sobre a necessidade de inspeção nos motores PW1100 que equipam seus A320neo
A Latam confirmou hoje (11), que foi comunicada sobre a necessidade de inspeção dos motores PW1100G-JM que equipam seus 20 Airbus A320neo, o equivalente a 5% de sua frota total.
Em resposta a AERO Magazine, o grupo Latam diz que "foi comunicado pela Pratt & Whitney em 11/09 sobre a necessidade de inspeção de seus motores PW1100 durante os próximos meses e avalia o impacto desta medida, que deve afetar 20 aeronaves".
A companhia acrescenta que toda e qualquer ação tomada seguirá todas as recomendações da fabricante com foco na segurança de seus voos.
A Latam Brasil é a principal operadora do A320neo entre as subsidiárias do grupo, com 14 unidades do modelo em serviço. A transportadora sul-americana selecionou os motores de última geração Geared Turbo Fan (GTF) para equipar todos os seus 100 novos aviões de fuselagem estreita.
O defeito no PW1100G-JM decorre de uma rara condição do pó metálico utilizado para a produção de certas peças do disco da turbina de alta pressão nos motores produzidos entre 2015 até o início de 2021.
A Pratt & Whitney estima que cerca de 350 aviões da família A320neo terão seus motores removidos para uma minuciosa inspeção até 2026. De acordo com a fabricante, entre 600 a 700 motores serão inspecionados nos próximos três anos, a empresa prevê que a maioria dos reparos ocorra até o início de 2024.
Abaixo comunicado na íntegra da Latam:
"O Grupo LATAM informa que foi comunicado pela Pratt & Whitney em 11/09 sobre a necessidade de inspeção de seus motores PW1100 durante os próximos meses e avalia o impacto desta medida, que deve afetar 20 aeronaves (aproximadamente 5% da sua frota total). O grupo seguirá todas as recomendações da fabricante com foco na segurança, o seu principal pilar."
Por Wesley Lichmann
Publicado em 11/09/2023, às 19h55
+lidas