A partir de outubro a Latam Cargo vai voar direto entre a Bélgica e São José dos Campos, atendendo a demanda por carga de alto valor agregado
A Latam Cargo anunciou hoje (11), a abertura de uma rota cargueira direta entre Bruxelas, na Bélgica, e São José dos Campos, no interior de São Paulo. Inicialmente, o serviço contará com uma frequência semanal e passará a duas operações semanais na temporada de inverno. A previsão é que o primeiro voo ocorra no dia 2 de outubro. .
Até então, cargas destinadas a São José dos Campos eram desembarcadas geralmente nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, seguindo por transporte rodoviário até o destino final. A nova conexão permitirá menor tempo de trânsito e redução de custos logísticos.
A abertura da nova rota visa atender a demanda industrial da região de São José dos Campos, um dos maiores polos automotivos do Brasil e berço da indústria aeroespacial, sendo inclusive sede da Embraer.
“São José dos Campos é um polo industrial estratégico, e nossa proposta de valor busca atender diretamente às necessidades dos clientes, oferecendo soluções de transporte mais ágeis e competitivas”, disse Matias Cortina, diretor Comercial de Carga para a Europa no grupo Latam Airlines.
A estimativa inicial é de movimentação de cerca de cinquenta toneladas semanais, com predominância de produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral. Embora São José dos Campos concentre a maior parte do volume, a previsão é que o material também seja redistribuído para cidades próximas, consolidando a função do aeroporto como hub logístico regional.
A nova operação para Bruxelas integra o plano de expansão anunciado pela Latam, que prevê quinze frequências semanais adicionais entre a Europa e a América do Sul. O objetivo é reforçar a presença no comércio internacional e na integração logística entre os dois continentes.
O movimento complementa a rota cargueira iniciada em 2023 entre Miami e São José dos Campos, atualmente com três frequências semanais, que transporta mais de 150 toneladas por semana. Essa operação contribuiu para consolidar o aeroporto do Vale do Paraíba como ponto estratégico da malha de carga da Latam.
Localizado no centro do Vale do Paraíba, São José dos Campos é o segundo maior polo industrial do Brasil, próximo a centros produtivos de São Paulo e equipado com pista de grande capacidade e terminal de cargas modernizado.
Essa infraestrutura beneficia setores como aeronáutica, automotivo, eletrônico e de alta tecnologia, que passaram a contar com operações mais eficientes de importação e exportação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/09/2025, às 11h00
+lidas