Primeiro E190 convertido para cargueiro (P2F) terá operação iniciada em 2025 pela Bridges Air Cargo
A europeia Bridges Air Cargo será o primeiro operador mundial do E190F, modelo convertido para cargueiro (P2F) da Embraer. O anúncio foi feito hoje (18), no Paris Air Show 2025, em conjunto com a lessor Regional One. O início das operações está previsto para o terceiro trimestre de 2025.
A Bridges Air Cargo, com sede em Malta, atua no segmento de logística expressa e presta serviços para grandes operadores como FedEx, DHL e UPS. O E190F atenderá à crescente demanda do comércio eletrônico e da logística regional, com capacidade para operar em mercados secundários e terciários.
“O porte da aeronave [E190F] preenche um espaço único e pouco atendido no segmento de carga. O jato também fortalece nossa capacidade operacional e abre caminho para o desenvolvimento de novas rotas promissoras” afirma Guy Bridges, Diretor Geral da Bridges Air Cargo.
O modelo convertido oferece um volume de carga 40% maior e um alcance três vezes superior ao de turboélices regionais. A capacidade estrutural máxima é de 13.500 kg, com operação combinada no piso principal e nos porões. Segundo a Embraer, os custos operacionais são até 30% inferiores aos de cargueiros narrowbody maiores.
"Estamos entusiasmados em anunciar a Bridges Air Cargo como o cliente de lançamento do E190F logo em seguida do anúncio da tripla certificação com FAA, EASA e ANAC. Esperamos apoiar uma entrada em serviço tranquila para o primeiro E-Freighter, e desejamos todo o sucesso à Bridges", afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A conversão do E190 para cargueiro faz parte da estratégia da Embraer de ampliar sua atuação no mercado de aviação regional. O E190F foi projetado para substituir aeronaves cargueiras mais antigas e com menor capacidade, podendo atender ao segmento de carga aérea que demanda entregas rápidas, conectividade regional e maior eficiência operacional.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/06/2025, às 08h45
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