AERO Magazine
Busca

Para qualquer desafio

Kodiak 100 realiza voos para validar novo paraquedas militar francês

Aeronave foi utilizada para o transporte de paraquedistas especializados em missões militares


Daher Kodiak 100

Kodiak 100 realizou quase 200 horas de voos para validação de novo sistema de paraquedas na França | Foto: Daher

O turbo-hélice multimissão Kodiak 100, da francesa Daher, foi utilizado pela Héli-Béarn para o transporte de paraquedistas durante a avaliação de um novo sistema de paraquedas das forças armadas da França.

O contrato foi concedido pelo centro de especialistas em técnicas aeronáuticas da Direção-Geral de Armamento da França (DGA-AT), e cobre o aluguel de um Kodiak 100 por um período de cinco anos, com uma taxa de 200 horas de voo anuais.

O total de horas foi alcançado já em 2021, quando um dos Kodiak 100 da Héli-Béarn somou praticamente 200 horas de operação, dentro do programa de validação proposto pela DGA-AT.

A Héli-Béarn também recebeu alunos da Escola de Tropas Aerotransportadas (ETAP) do exército francês, que treina paraquedistas para as forças armadas do país e sua força policial nacional. Os voos de treinamento também foram conduzidos por um Kodiak 100.

O uso do monoturbo-hélice oferece custos operacionais menores que aeronaves militares dedicadas, permitindo um melhor uso do restrito orçamento militar francês.

Com base no aeroporto de Pau-Pirineus, a Héli-Béarn realiza diversos contratos aéreos com aviões e helicópteros, além de prestar serviços de manutenção, treinamento e consultoria de aviação.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/12/2021, às 15h20 - Atualizado às 15h25


Mais Notícias