Coloca cem de querosene

KC-390 pode estar realizando testes de reabastecimento em voo

Sistema permite ampliar a capacidade logística da FAB e flexibiliza o uso dos aviões


KC-390 em voo

Imagem mostra dois KC-390 voando em  posição que permite deduzir que ensaios de reabastecimento em voo estão sendo conduzidos pela Embraer e FAB

Em alguns grupos do WhatsApp e do Telegram uma imagem que mostra supostamente um reabastecimento em voo entre dois KC-390 da FAB. Caso seja confirmado, será a primeira vez que o mesmo tipo de avião reabastece outro no Brasil.

Ainda que os KC-130 em serviço, assim como os já aposentados KC-137, fossem os aviões tanque padrão da FAB, nenhum deles podia ser reabastecido em voo, apenas fornecendo combustível aos caças A-1, F-5 e Mirage.

O KC-390 oferece tanto a capacidade de reabastecer outros tipos de aeronaves, quanto pode ser abastecido em voo, seja por outro KC-390 ou um avião tanque com sistema de sonda e cesta (probe-and-drogue).

Segundo os dados do Flightradar24, popular site de monitoramento de aeronaves, os voos (no plural) envolveram os protótipos PT-ZNJ e PT-ZNG, o segundo e terceiro aviões de teste, respectivamente.

Na imagem é possível ver um avião paquera, provavelmente um dos jatos de negócios da família Legacy, que usualmente são utilizados para acompanhar e fornecer dados do voo para as equipes de engenharia.

A Força Aérea Brasileira, em contato telefônico, afirmou que o ensaio está sendo conduzido pela Embraer, sem envolvimento dos militares no processo.

A escolha dos KC-390 com a sonda de reabastecimento em voo foi tomada para ampliar a capacidade logística e tática da FAB. Em alguns casos é possível decolar com o avião com sua máxima capacidade de transporte, o que interfere na quantidade de combustível disponível, para então em voo receber uma transferência de querosene, permitindo alcançar o destino.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a frota de C-5 Galaxy e C-17 Globemaster III, não raro  decolam com mínimo de combustível e carga máxima, para em rota serem gradualmente abastecidos até chegar ao destino, muitas vezes localizado no outro lado do planeta.

  • Se inscreva no canal da AERO Magazine no YouTube clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 24 de Novembro de 2020 às 18:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião Embraer KC-390 FAB revo reabastecimento em voo Legacy