AERO Magazine
Busca

Combate às chamas

KC-390 da FAB auxiliou combate a incêndios no Pantanal

O Embraer KC-390 da FAB foi utilizado pela primeira vez em combate real a incêndios, em operação no Pantanal


O KC-390 auxiliou a contenção das chamas no Pantanal brasileiro - Divulgação
O KC-390 auxiliou a contenção das chamas no Pantanal brasileiro - Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB), sob a tutela do Comando de Operações Aeroespaciais, iniciou operações de combate a incêndios florestais no Pantanal, utilizando o avião KC-390 Millennium.

Esta é a primeira vez que a aeronave é empregada em uma missão real de combate a incêndios em voo. A aeronave está sendo operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. Desenvolvido pela Embraer, o jato militar KC-390 é uma plataforma multimissão, capaz de ser equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios - Maffs 2 (Modular Airborne Fire Fighting System, na sigla em inglês).


Esse sistema permite que a aeronave lance até 12.000 litros de água com alta precisão, mesmo em condições extremas de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas. O Maffs é um sistema modular que pode ser rapidamente instalado ou removido da aeronave, necessitando apenas de energia elétrica para funcionar.

Segundo a Força Aérea, o sistema projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões em áreas de incêndio. Esse sistema oferece maior precisão e eficácia nas operações, mantendo a aeronave pressurizada e sem comprometer sua performance.

KC
Interior do KC-390, com o Modular Airborne Fire Fighting System embarcado


A FAB possui um histórico de apoio em combates a incêndios no Brasil e no exterior. Em 2015, um Hércules e um helicóptero H-34 Super Puma foram utilizados na Chapada Diamantina, na Bahia. Já em 2017, um C-130 Hércules foi empregado no Chile, lançando mais de 500.000 litros de água.

O Chile também recebeu ajuda da FAB em 2014 para combater incêndios florestais nas comunas de Florida e Temuco, com a participação de cerca de trinta militares brasileiros.

Por Micael Rocha
Publicado em 01/07/2024, às 08h34


Mais Notícias