AERO Magazine
Busca

57º Festival Folclórico de Parintins

Festival de Parintins terá controle aéreo da FAB

A FAB intensificará o controle do espaço aéreo durante o Festival de Parintins, que ocorre no Amazonas


Força Aérea mobilizou estrutura e militares para coordenação do fluxo de tráfego aéreo durante o Festival de Parintins - Divulgação
Força Aérea mobilizou estrutura e militares para coordenação do fluxo de tráfego aéreo durante o Festival de Parintins - Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que promoverá a “Operação Parintins” entre os dias 21 de junho a 2 de julho, com o objetivo de assegurar a proteção e o controle do espaço aéreo durante o 57º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.

A operação envolverá doze militares técnicos das áreas elétrica e eletrônica, além de catorze controladores de tráfego aéreo, que trabalharão em turnos de doze horas para oferecer serviço contínuo de aeronavegabilidade no festival. Somado ao grupo, 35 militares estarão envolvidos em missões correlatas na gestão, administração e logística da operação.

Normalmente, o pátio do aeroporto de Parintins, gerido pela Prefeitura de Parintins, recebe cerca de três voos regulares semanais, assim como algumas operações com aviões de pequeno porte. Porém, durante o festival, o tráfego aéreo aumenta significativamente, ultrapassando 700 operações semanais, exigindo uma infraestrutura especial, provida pelo CINDACTA IV.

Desde o dia 10 de junho uma equipe foi destacada para montar equipamentos como a Estação Meteorológica de Superfície Tática (EMS-T), o Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado (AVASIS) e sistemas de comunicação via rádio.

A FAB também informou que a infraestrutura técnica necessária para o funcionamento da Torre de Controle de Parintins (TWR-PI) também está sendo preparada. Já os controladores selecionados passarão por um estágio simulado no CINDACTA IV e um estágio prático, antes de assumir as funções em Parintins.

“O Festival Folclórico de Parintins é uma manifestação cultural importante para o povo amazonense. Contribuir para o seguro controle do tráfego aéreo durante o evento é uma honra para o CINDACTA IV, mantendo uma tradição de muitos anos e fortalecendo a integração com a sociedade amazonense”, afirmou o Jorge Mauricio Motta, brigadeiro do ar e Chefe do CINDACTA IV.

Por Micael Rocha
Publicado em 19/06/2024, às 14h00


Mais Notícias