AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Jato japonês sofre novo atraso

MRJ deverá iniciar entregas apenas em 2017, cinco anos após o cronograma original


O Mitsubishi Regional Jet (MRJ) está longe de sua primeira entrega. Após pouco mais de dois meses do primeiro voo, a Mitsubishi Aircraft anunciou um novo atraso no programa, que deverá totalizar ao final mais de cinco anos em relação ao cronograma original.

A nova data prevê as entregas para meados do segundo trimestre de 2017 em virtude de mudanças no programa após os primeiros voos. De acordo com o fabricante, embora o avião tenha obtido resultados satisfatórios nos voos iniciais, várias outras questões foram reconhecidas.

O atraso no programa MRJ o coloca em séria desvantagem em relação a seu principal competidor, o Embraer E-Jet E2, que deverá entrar em serviço no mesmo período. Outro projeto que vem sofrendo grandes atrasos é o CSeries, que mesmo competindo numa faixa acima do mercado previsto para o MRJ, de até 100 assentos, pode aumentar a desconfiança do mercado em relação a capacidade da Mitsubishi Aircraft em viabilizar o projeto.

O MRJ conta com pouco mais de 400 pedidos, sendo a maioria feito pela norte-americana SkyWest, especializada em voos regionais. Demais clientes incluem as japonesas All Nippon Airways e Japan Airlines. O modelo é o primeiro avião comercial japonês em mais de 50 anos.

Redação
Publicado em 07/01/2016, às 17h00 - Atualizado às 17h05


Mais Notícias