AERO Magazine
Busca

Toca do leão

Israel ativa segundo esquadrão equipado com o F-35

Nova unidade revive histórico Lions of the South, que combateu em todos os conflitos israelenses


Israel ativou o segundo esquadrão equipado com o F-35I Adir 

A força aérea de Israel (IAF) ativou oficialmente seu segundo esquadrão equipado com o caça F-35I Adir, que fica baseado em Nevatin, no sul de Israel. O país é um dos principais clientes do F-35, com 50 pedidos firmes.

A cerimônia contou com a presença de representantes da Lockheed Martin e oficiais da força aérea de Israel, além de convidados. Das 50 aeronaves do F-35 encomendas à Lockheed Martin, a força aérea israelense já opera vinte aviões, tendo o restante das entregas programas para 2024, incluindo a primeira plataforma de teste F-35I personalizada. Existe a possibilidade da IAF realizar um pedido adicional para o F-35I, tornando o modelo a espinha dorsal das aeronaves de combate de Israel. Além disso, Israel deverá ser um dos operadores da versão mais sofisticada do F-35, que receberá uma série de sistemas próprios, desenvolvidos por equipes israelenses.

LEIA TAMBÉM

O F35-I é uma variante do F-35A Lightning II, a aeronave possui modificações israelenses exclusivas e teve a contribuição industrial de Israel na produção do programa F-35A, o que inclui a produção das asas pela Israel Aerospace Industries (IAI), na produção de componentes compósitos da fuselagem geral pela Elbit Systems-Cyclone e o aperfeiçoamento no sistema HMD (display montado no capacete de 3ª geração) trabalho também feito pela Elbit Systems.

O novo esquadrão foi batizado Lions of the South (Leões do sul), revivendo o histórico esquadrão 116°, que foi originalmente criado em 1956 e participou de todos os conflitos armados que Israel esteve presente. Contudo, em 2015 o esquadrão foi desativado, quando voava com os F-16A/B, tendo um hiato de cinco anos em sua história.

As duas primeiras unidades dos jatos F-35 da IAF chegaram em dezembro de 2016, e somente após um ano da sua chegada os caças, batizados em Israel como Adir (poderoso, em hebraico), foram declarados operacionais.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Gabriel Benevides
Publicado em 20/01/2020, às 10h00 - Atualizado às 16h28


Mais Notícias