Tim Clark, presidente da Emirates, em entrevista defendeu que o setor da aviação invista na inteligência artificial
Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse que aviões comerciais voando com um só piloto são uma possibilidade à medida que a indústria da aviação abraçar a inteligência artificial.
Ainda assim, o executivo destacou que a ideia poderá levar algum tempo para se concretizar, mas, não é necessariamente o que os passageiros querem. Assim, o setor deverá avaliar a diferença que a Inteligência Artificial poderá fazer nos negócios.
A entrevista ocorreu ontem (2), no canal norte-americano CNBC, onde Clark avaliou os impactos do uso de novas tecnologias na aviação comercial.
"Muitas pessoas estão preocupadas com o que a IA deve ou não fazer. (...) Mas se você está no negócio e tem algo tão poderoso quanto isso vindo e você é muito orientado por processos, intensivo em mão de obra, você tem que ter tempo para analisar o que isso pode fazer para melhorar o que você faz", disse o presidente da companhia aérea.
Em fevereiro, um relatório da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) afirmou que os primeiros voos comerciais com apenas um piloto estariam descartados, ao menos, até 2030.
Mas, os planos podem sair do papel antes do previsto. O sinal verde para as primeiras operações single pilot na aviação comercial pode acontecer em 2027, porém, de forma limitada ao momento que a aeronave estiver em altitude de cruzeiro. Nas fases críticas, como a decolagem e o pouso, a presença de dois pilotos seria mantida.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/05/2023, às 06h30
+lidas