Além dos possíveis caças F-15 a Indonésia selecionou o francês Dassault Rafale
A compra de novos caças Boeing F-15 pela Indonésia segue avançando e depende de uma aprovação final do governo. Autoridades indonésias e norte-americanas demonstraram confiança na conclusão do acordo.
Recentemente a força aérea da Indonésia confirmou a escolha do francês Dassault Rafale, que por ora, será seu principal caça. Com a eventual compra do F-15 o país terá um dos mais poderosos arsenais da região.
Em recentes pronunciamentos pubicados pela agência Reuters, os Estados Unidos seguem confiantes que haverá a aprovação de venda pelo Congresso, que é o responsável por avalizar a venda de armas para o exterior.
"Nós certamente apoiamos os esforços do ministro [Prabowo Subianto] para continuar a modernizar seus sistemas e capacidades de defesa e queremos continuar sendo úteis de todas as maneiras que pudermos", disse Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA.
"A decisão agora é do governo indonésio. As negociações avançaram muito bem", relatou Prabowo Subianto, ministro da defesa do país.
Em fevereiro, o Departamento de Estado (DoD) dos EUA aprovou uma possível venda de caças F-15EX Eagle II, além de equipamentos relacionados a um custo total estimado em US$ 13,9 bilhões.
A força aérea da Indonésia conta atualmente com aviões de combate F-16, Su-30MK2, Hawk 209, T-50I e o brasileiro A-29 Super Tucano (que cumprem importantes missões de patrulha na região).
Recentemente Jacarta tambem selecionou o francês Dassault Rafale para modernizar sua frota de caças, o contrato prevê a compra de 42 unidades, avaliados em US$ 8,1 bilhões, que deverão serem entregues nos próximos anos.
Por André Magalhães
Publicado em 22/11/2022, às 12h20
+lidas