Rio de incentivos

Incentivos levaram ITA a escolher o Rio como principal hub

O aeroporto do Galeão (GIG) concentrará a maior parte das operações da companhia


Incentivos e baixa concorrência ajudaram na escolha do Rio de Janeiro como hub da Itapemirim

A escolha da ITA Transportes Aéreos pelo aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG) como seu principal centro de operações (hub) é resultado de um pacote de incentivos fiscais público-privados.

Embora parte das operações esteja concentrada em São Paulo, a itenção é tornar o aeroporto internacional Rio de Janeiro o principal da companhia. A estratégia está alinhada a intenção de evitar aeroportos com grande presença de concorrentes, como Guarulhos, onde a Latam e a Gol possuem vasto domínio, e Viracopos, em Campinas, principal Hub da Azul.

O projeto foi encabeçado pela Secretaria Estadual de Turismo e pela Riotur, vinculada à prefeitura carioca, visando manter a atratividade do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, que vem sofrendo uma forte redução na demanda.

No fim de maio, foi sancionada uma lei que reduz de 13% para 7% a alíquota do imposto sobre o querosene de aviação, beneficiando também outros aeroportos com voos comerciais no Estado, como o Santos Dumont (SDU), Macaé (MEA) e Cabo Frio (CFB). Estima-se que o custo operacional possa ser reduzido em até 40% com a medida.

A RIOGaleão, concessionária do aeroporto, também aposta na posição geográfica estratégica na ligação para as regiões Sul e Nordeste, bastante explorada pela Gol, mas ainda sofre com graves problemas de mobilidade não resolvidos depois da Copa do Mundo da Fifa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A ITA contará com outros três centros secundários de operações, localizados nos aeroportos de Guarulhos (GRU), Confins (CNF) e Brasília (BSB).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso

Publicado em 9 de Julho de 2021 às 14:15


Notícias noticias noticias de aviação avião Airbus A320 Itapemirim ITA Rio Rio de Janeiro Galeão Gol GIG RIOGaleão