AERO Magazine
Busca

Destruição revelada...

Imagens mostram destruição de aeronaves russas em base na Crimeia

Ainda não está claro se foi um ataque ucraniano ou um acidente local


Base Aérea de Saki é um ponto logístico de apoio de aeronaves em missões no Mar Negro - Via Twitter - @ Osinttechnical
Base Aérea de Saki é um ponto logístico de apoio de aeronaves em missões no Mar Negro - Via Twitter - @ Osinttechnical

As explosões que aconteceram na base aerea russa de Saki, na Criméia, região anexada pelos russos em 2014, no último dia 9 de agosto, teve como resultado uma vasta destruição em vários pontos da área militar e colocou em duvida a afirmação da Rússia que teria sido um acidente.

Imagens de satélite, do Planet Labs, foram publicadas e mostram detalhes do antes e o depois das explosões. Fica vísivel a vasta destruição de partes onde são abrigados armamentos e aeronaves, com alguns aviões também danificados ou totalmente destruídos, comoo o Su-24 da foto principal.

De acordo com informações do portal britânico Flight Global, na base estavam baseados, naquele momento caças Su-30SM e Su-24, bem como cargueiros Ilyushin Il-76, além de outras aeronaves.

Segundo autoridades militares da Ucrânia, que comentaram o ocorrido, cerca de nove ou dez aviões militares foram perdidos. Contudo, os militares ucranianos não reivindicaram nenhum ataque a base.

A Rússia segue afirmando que foi um acidente, provocado pela detonação de vários armamentos, mas não forneceu maiores detalhes. Ao menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas.

A base é sede do 43º Regimento da Força Aérea da Rússia e abriga as principais aeronaves do arsenal russo, entre elas o caça Su-30SM e Su-24. O local fica a cerca de 50 km do importante porto de Sebastopol, sede da frota da marinha russa do Mar Negro.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 11/08/2022, às 09h00


Mais Notícias