AERO Magazine
Busca

Nova onda

Hercules da FAB transportam cilindros de oxigênio para Manaus

Força tarefa levou 18 toneladas de suprimentos para o Amazonas


C-130 da FAB transportando oxigênio para Manaus

Avião da FAB chegou a Manaus transportando cilindros de oxigênio para hospitais da região

Em meio ao caos gerado pela segunda onda de covid-19 que atingiu Manaus, a principal cidade da região norte, a Força Aérea Brasileira deslocou dois C-130 Hercules para o Amazonas, transportando mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido.

Os aviões decolaram da base aérea de São Paulo, em Guarulhos, ontem (14), visando atender a situação emergencial pela qual passa os hospitais de Manaus. As aeronaves pertencem ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, sediados no Rio de Janeiro.

O primeiro C-130 Hercules decolou de São Paulo na madrugada de quinta-feira, 1 hora da manhã (horário de Brasília), e pousou em Manaus às 6h30. O segundo avião decolou às 20h27, pousando hoje (15) às 2 horas (horário de Brasília).

Desde o início da pandemia a FAB tem mantido uma capacidade logística sem precedentes ao redor do país, atendendo rapidamente os casos emergenciais, transportando desde cilindros de oxigênio até ambulâncias. Ainda estão previstos novos voos para Manaus, além de atender eventuais solicitações em atendimento às necessidades de outras localidades no país.

C-130 da FAB transportando oxigênio para Manaus

 “Participar da missão de ajuda à sociedade manauara, levando condições para que as pessoas possam enfrentar essa pandemia, é muito gratificante. Sabemos que isso pode aliviar o sofrimento de inúmeras pessoas”, comentou Gláuber Leonardo Lança, capitão aviador e comandante do primeiro avião que chegou a Manaus.

O transporte aéreo exige uma logística complexa e que, durante o período de pandemia, envolve o trabalho coordenado de diversos órgãos. Além disso, o transporte de cilindros de oxigênio exige atenção especial ao voo, visto estarem acondicionados em recipientes pressurizados.

A Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza desde meados de março do ano passado militares de todo o Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A operação é coordenada em dez comandos conjuntos, reunindo militares três forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira).

C-130 da FAB transportando oxigênio para Manaus

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/01/2021, às 09h00 - Atualizado em 16/01/2021, às 17h53


Mais Notícias