AERO Magazine
Busca

Mais de 68 novas tecnologias

Helicóptero mais moderno da Airbus voará no Brasil

Novo H160 será utilizado em missões VIP e agrega uma série de novos recursos tecnológicos


A Helibras confirmou a venda do primeiro H160 para um cliente brasileiro, realizando assim a primeira venda do modelo na América Latina. A aeronave voará em missões corporativas/VIP, sendo um dos mais modernos helicópteros de porte médio da atualidade.

O H160 integra uma série de novas tecnologias da Airbus Helicopters, incluindo o fenestron (rotor de cauda carenado) que é inclinado em 12º (doze graus) e um estabilizador horizontal biplano e no seu painel digital equipado com o moderno sistema Helionix e piloto automático de 4 eixos, que foi exclusivamente projetado para helicópteros e reduz a carga de trabalho do piloto, proporcionando melhor gerenciamento e flexibilidade durante o voo. Outra tecnologia recém desenvolvida é as cinco pás do rotor principal, batizado de “blue edge”, reduz drasticamente os níveis de ruído interno e externo.

O novo modelo industrial da Airbus Helicopters, foi baseado no processo plug and play para montagem de componentes, o que permite reduzir o tempo de produção do H160 para 24 semanas.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/04/2018, às 07h00 - Atualizado às 07h54


Mais Notícias