AERO Magazine
Busca

Na medida

Helicóptero Bell 525 pode receber certificação especial

A regulamentação atual da FAA não inclui padrões de segurança adequados para o programa


A Federal Aviation Administration (FAA) está analisando condições especiais para certificar o helicóptero bimotor, super-medium, Bell 525 devido à inclusão de um sistema fly-by-wire (FBW) de controle de voo, cujas funções afetam à integridade estrutural da aeronave.  

A FAA publicou um boletim no mês de maio informando que: ‘’A regulamentação existente quanto à aeronavegabilidade não inclui padrões de segurança adequados ou apropriados para o projeto em questão. As condições especiais propostas contêm os padrões adicionais de segurança que o administrador considera necessário para estabelecer um nível de segurança equivalente ao que já vigora para as asas rotativas’’, afirmou.

No caso do Bell 525, a FAA considera que a regulamentação atual é inadequada para determinar o efeito nos sistemas e eventuais falhas decorrentes após a adoção do FBW e sistemas correspondentes, como aumento de estabilidade, alívio de carga aerodinâmica, controle de vibrações ’flutter’ e gestão de combustível, sobre o comportamento estrutural da nova aeronave.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 29/06/2016, às 12h12 - Atualizado às 16h33


Mais Notícias