AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Helibras entrega mais um EC725 para o Exército

É previsto o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas


A Helibras entregou o terceiro helicóptero EC725 para o Exército Brasileiro, seguindo o cronograma do programa H-XBR, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas.

Em nota, a Helibras afirma que essa unidade entregue inaugurou a terceira etapa do processo de transferência de tecnologia para o Brasil, recebendo na fábrica da empresa em Itajubá (MG) o desenvolvimento e a instalação do pacote de missão e flight line, além de ter realizado os testes de voo e pintura com a equipe da Helibras.

Um dos diferenciais dessa unidade é ser configurado numa versão intermediária (Básica EB) entre aqueles já entregues ao Exército (CBV) e a versão final operacional, cuja qualificação está prevista para o segundo semestre de 2014. A versão básica traz uma configuração com alguns opcionais de missão mais simples em termos de desenvolvimento e integração. Já a versão CBV pode ser considerada uma versão standard, ainda sem equipamentos de missão solicitados pelo Exército. Por sua vez, a versão operacional é específica para as missões determinadas.

“São projetos desenvolvidos pela Helibras em conjunto com o cliente, para atendimento às necessidades de cada uma das Forças. Trata-se de sistemas novos, cujo projeto e processo de integração estão sendo feitos no Brasil”, explica Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras e responsável pelos projetos desenvolvidos para o EC725. 

Ainda assim, o helicóptero já chega ao Exército com algumas diferenças em relação às aeronaves entregues anteriormente. Está equipado com a configuração de 17 assentos-conforto, possui blindagem nas portas e nos assentos do piloto e do copiloto, além de alguns equipamentos de missão.

Redação
Publicado em 27/02/2014, às 15h40


Mais Notícias