AERO Magazine
Busca

Admirável mundo novo

Gripen realiza voo com peça feita em impressora 3D

Projeto permitirá aumentar disponibilidade de componentes mesmo em zonas de guerra


Caça Gripen D

Uso de componentes impressos poderá reduzir os custos de manutenção e ampliar capacidade dos caças

A Saab realizou o primeiro voo de um Gripen equipado com uma peça externa produzida em impressora 3D. O ensaio serviu para avaliar a utilização da manufatura aditiva reparo de danos no campo de batalha e assim, agilizar o processo de manutenção e diminuir o uso de peças sobressalentes ou que não são mais fabricadas em série, significando a redução de custos operacionais.

O teste, que ocorreu as proximidades das instalações da Saab, em Linköping, envolveu um JAS 39D Gripen, modelo antecessor aos adquiridos pela FAB, mas que são o modelo padrão na força aérea da Suécia e demais países que voam com o caça.

O avião foi equipado com uma escotilha de substituição construída através de manufatura aditiva, utilizando um polímero de nylon designado como PA2200. Como não havia um modelo 3D da escotilha original, a peça foi removida e colocada em um scanner capaz de realizar uma cópia tridimensional exata.

O objetivo também foi avaliar a capacidade de produzir componentes sem a documentação técnica disponível, algo corriqueiro fora das bases operacionais, como em zonas de conflito. Para atingir o objetivo do novo recurso, o teste ainda vai exigir voos adicionais utilizando partes originais, permitindo assim avaliar o desempenho da troca.

Painel impressor em 3D instalado no Gripen D

Componente impresso (painel de cor clara) poderá ampliar disponibilidade de componentes na frota de Gripen no mundoa

O próximo passo será encontrar materiais alternativos ao PA2200, especificamente que sejam flexíveis e que possam atuar em grandes altitudes e baixa temperatura, além de desenvolver um contêiner para que o equipamento de impressão possa ser usado remotamente, em bases temporárias ou zonas de guerra.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/04/2021, às 16h30 - Atualizado às 17h05


Mais Notícias