AERO Magazine
Busca

Indústria

GE Celma inaugura nova unidade em Petrópolis, RJ

Empresa celebra recorde de 360 motores revisados em 2014


A GE Celma, umas das principais unidades de reparo e manutenção de motores aeronáuticos da GE no mundo, celebrou o início de uma nova fase de seu plano de expansão.

A empresa fortalece sua importância na cadeia produtiva global de motores aeronáuticos GE ao anunciar a abertura de uma nova unidade, também localizada em Petrópolis (RJ), destinada à revisão local do GEnx. A nova unidade ainda amplia a linha de montagem do motor CF34, que hoje equipa a família Embraer E-Jet.

Esse movimento faz parte de um plano de investimentos de US$ 100 milhões nas duas unidades da GE Celma nos próximos cinco anos. O montante contempla, entre outros objetivos, a ampliação da capacidade anual de revisão para 500 motores de grande porte até 2020. Para atingir a meta, o valor será empregado na continuidade da expansão das instalações, na construção de mais um banco de testes e na formação de mão de obra.

O anúncio torna o ano ainda mais especial para a empresa, que registra um novo recorde de produção em 2014, quando serão revisados 360 motores de grande porte. A capacidade inicial permite revisar anualmente até 70 motores GEnx, que equipa os novos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 747-8. Com sua entrada na linha de revisão, a GE Celma tornou-se a segunda oficina da GE Aviation habilitada a efetuar manutenções do modelo. Anteriormente, o serviço era executado somente na GE Caledônia, em Prestwick, na Escócia.

“A chegada do GEnx nos permitiu modernizar o parque industrial com equipamentos de alta tecnologia”, afirma Cláudia Carvalho, gerente de Planejamento Operacional da GE Celma. “Com o aumento do número de motores revisados, esperamos gerar em torno de 300 empregos diretos até 2018. O produto tem longevidade e poderá ser revisado na oficina pelos próximos 40 anos.  Até 2020, a expectativa é de que a GE Celma seja a maior oficina de reparo do GEnx no mundo, chegando a 200 unidades revisadas por ano.”

O início das revisões deste novo motor é avaliado como uma excelente oportunidade para a geração de negócios na América Latina. “Ter uma oficina certificada no País beneficiará não só os clientes internacionais que fazem manutenção no Brasil, como também as empresas aéreas nacionais, que procuram apoio técnico dentro do próprio mercado de atuação. A revisão local traz, inclusive, grandes chances de alavancar as vendas do GEnx no mercado de aviação comercial no continente”, reforça Talon.

Para conhecer as particularidades no funcionamento do GEnx, uma equipe de engenheiros e mecânicos da GE Celma recebeu treinamento nas oficinas de revisão da GE Aviation em Durham e Cincinnati, ambas nos Estados Unidos, e na GE Caledônia, na Escócia. Ao todo, 25 profissionais de várias áreas estão dedicados à nova linha de reparo em Petrópolis.

Comac ARJ21 deverá ser homologado nos próximos meses, após mais de 8 anos de atraso.

Também com grande participação na expansão da GE Celma está a linha de montagem dos motores CF34-10E, que desde 2011 são fornecidos para a Embraer e atualmente equipam aeronaves dos modelos 190 e 195. A expectativa é ultrapassar a marca de 250 motores montados e testados na unidade já em 2015. Somente este ano, mais de 60 motores serão entregues a Embraer.

Em 2015 será iniciada a montagem do CF34-10A, novo modelo da mesma família de motores que equipará o Comac ARJ21, modelo chinês que está em fase final de certificação. A GE Celma acabou de concluir os testes de aeronavegabilidade do motor e espera entregar as primeiras unidades para uma companhia aérea chinesa até o segundo semestre do ano que vem. Com sua linha de montagem, a GE Celma se tornou a primeira e única oficina da GE fora dos Estados Unidos a montar motores novos.

Redação
Publicado em 31/10/2014, às 15h00 - Atualizado às 15h58


Mais Notícias