AERO Magazine
Busca

Deixando as Cornetas

Fuzileiros Navais dos EUA são certificados para operar o F-35C

Esquadrão dos Cavaleiros Negros deve iniciar transição dos F/A-18 para os novos caças


Fuzileiros Navais dos Estados Unidos vão operar com o F-35C ao lado dos F-35B

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) recebeu certificação de voo seguro do F-35C Lightning II. O documento foi entregue ao do VMFA-314 (Marine Fighter Attack Squadron 314).

Conhecidos como Cavaleiros Negros, o esquadrão VMFA-314 pode agora operar de forma independente e sem a supervisão do esquadrão o F-35C Lightning II, da Lockheed Martin. A unidade estava cumprindo treinamento no caça desde setembro de 2019, quando iniciou a transição do F/A-18 Hornet para os novos F-35C.

LEIA TAMBÉM

Com o recebimento do certificado SFFOC (Safe For Flight Operations Certification), o esquadrão pode contar com pessoal qualificado para implementar programas de manutenção e segurança, além de garantir sua prontidão de combate.

“Os Cavaleiros Negros acabam de superar todos os desafios enfrentados durante esta transição e estou extremamente orgulhoso de fazer parte desse esquadrão fantástico”, disse o comandante do esquadrão tenente-coronel Cedar Hinton. “A conquista hoje marca um importante passo para o início de um novo capítulo em nosso legado histórico”, acrescentou.

O processo para a certificação SFFOC abrange diversas áreas, equipamentos, pessoal e programas internos. Incluindo ainda a instalação e operação de sistemas de informações, de gerenciamento e redes de suporte. O processo leva em conta também a capacidade dos esquadrões operacionais em manter programas de manutenção robustos através de várias inspeções, indo da competência técnica em armas até a segurança das operações. 

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados unidos está adquirindo 80 unidades do F-35C, além de outros 340 da versão STOLV, o F-35B, que serão distribuídos por cinco esquadrões.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 27/03/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h00


Mais Notícias