Esquadrão dos Cavaleiros Negros deve iniciar transição dos F/A-18 para os novos caças
Fuzileiros Navais dos Estados Unidos vão operar com o F-35C ao lado dos F-35B
O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) recebeu certificação de voo seguro do F-35C Lightning II. O documento foi entregue ao do VMFA-314 (Marine Fighter Attack Squadron 314).
Conhecidos como Cavaleiros Negros, o esquadrão VMFA-314 pode agora operar de forma independente e sem a supervisão do esquadrão o F-35C Lightning II, da Lockheed Martin. A unidade estava cumprindo treinamento no caça desde setembro de 2019, quando iniciou a transição do F/A-18 Hornet para os novos F-35C.
Com o recebimento do certificado SFFOC (Safe For Flight Operations Certification), o esquadrão pode contar com pessoal qualificado para implementar programas de manutenção e segurança, além de garantir sua prontidão de combate.
“Os Cavaleiros Negros acabam de superar todos os desafios enfrentados durante esta transição e estou extremamente orgulhoso de fazer parte desse esquadrão fantástico”, disse o comandante do esquadrão tenente-coronel Cedar Hinton. “A conquista hoje marca um importante passo para o início de um novo capítulo em nosso legado histórico”, acrescentou.
O processo para a certificação SFFOC abrange diversas áreas, equipamentos, pessoal e programas internos. Incluindo ainda a instalação e operação de sistemas de informações, de gerenciamento e redes de suporte. O processo leva em conta também a capacidade dos esquadrões operacionais em manter programas de manutenção robustos através de várias inspeções, indo da competência técnica em armas até a segurança das operações.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados unidos está adquirindo 80 unidades do F-35C, além de outros 340 da versão STOLV, o F-35B, que serão distribuídos por cinco esquadrões.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 27/03/2020, às 14h00 - Atualizado às 16h00
+lidas