AERO Magazine
Busca

Fronteiras protegidas

Forças Armadas avança no combate ao garimpo ilegal e ao tráfico de drogas

Ações da Operação Ágata buscam proteger a Amazônia e suas fronteiras contra crimes fronteiriços


Operação Ágata Amazônia também conta com a participação da Força Aérea Brasileira - Divulgação FAB
Operação Ágata Amazônia também conta com a participação da Força Aérea Brasileira - Divulgação FAB

Em uma nova fase da Operação Ágata Amazônia, as Forças Armadas brasileiras, por meio do Comando Conjunto UPIARA, intensificam ações para combater crimes na região amazônica. A operação envolve operações navais, terrestres e aéreas para enfrentar o garimpo ilegal, o tráfico de drogas e a presença de grupos armados.

A área de atuação da operação cobre mais de 600 mil quilômetros quadrados, abrangendo regiões como o Vale do Javari, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro. Além das ações contra ilícitos, também proporciona atendimentos de saúde básica para comunidades indígenas e ribeirinhas.

Participam da Operação Ágata aproximadamente 1.500 militares das três Forças e 56 agentes de catorze órgãos de segurança e agências civis, incluindo a Polícia Federal, IBAMA, e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). As ações integradas já resultaram na neutralização de 82 dragas, apreensão de quatro toneladas de cocaína e destruição de equipamentos usados em atividades ilegais.

Apenas no período de 03 a 12 de maio foram apreendidos mais de 1,8 toneladas de drogas, o recolhimento da quantia de 17,9 mil reais em espécie e 1,3 quilos de ouro. Também foram apreendidos quatrofuzis, 292 munições, quinze cilindros de oxiacetileno, quatro animais silvestres, uma balança de precisão e um telefone satelital.

A Operação Ágata Amazônia 2024, coordenada pelo Ministério da Defesa, visa proteger a Amazônia e combater crimes ambientais e transfronteiriços. A iniciativa também promove cidadania por meio de ações cívico-sociais e assistência hospitalar, fortalecendo a presença do Estado na região.

Por Micael Rocha
Publicado em 24/08/2024, às 08h00


Mais Notícias