Cerimônia da FAB, em Brasília, celebrou o legado de Alberto Santos Dumont
A Força Aérea Brasileira celebrou, na última segunda-feira (29), o 151º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont com um evento no Centro de Operações Espaciais, em Brasília.
A cerimônia destacou-se pela Imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a mais de duzentas personalidades. A solenidade iniciou-se com o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, seguido pela exibição de um vídeo destacando a atuação da FAB no estado do Rio Grande do Sul.
Durante a comemoração, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (Osfab) executou o "Hino dos Aviadores". Os convidados também assistiram ao trailer do documentário “Além dos Céus: A Jornada do Piloto da Força Aérea Brasileira”.
Em discurso, o o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, falou sobre a importância do legado de Santos Dumont. “Minhas congratulações a todos os agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont, cujo brilho confere, além do destaque a essa histórica personalidade, o merecido reconhecimento do Comando da Aeronáutica a cada um dos que, dedicados à missão dessa instituição ou contribuindo para ela, fazem toda a diferença para o nosso país".
A Medalha Mérito Santos Dumont foi concedida a civis e militares que contribuíram significativamente para campanhas humanitárias, como "Todos Unidos Pelo Sul" e "Operação Taquari 2". Essas iniciativas visam ajudar populações afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul.
Por Micael Rocha
Publicado em 31/07/2024, às 08h31
+lidas