AERO Magazine
Busca

Á moda francesa

Força Aérea da França cria escola de caça ao estilo Top Gun

Pilotos de caças Rafale terão intensos treinamentos em nova escola de formação de combate


Curso tem inspiração na famosa escola norte-americana Top Gun - Armée de l'air
Curso tem inspiração na famosa escola norte-americana Top Gun - Armée de l'air

A Força Aérea da França criou sua própria escola Top Gun, que terá como foco treinar os pilotos do Rafale com avançadas táticas de combate. A intenção é ampliar a capacidade dos aviadores em um cenário de turbulências na Europa.

A nova escola chamada de Instrutor de Armas Qualificadas terá um curso destinado aos piltotos do Dassaut Rafale, o principal caça da força aérea francesa.

O centro de instrução é localizado na base aérea de Mont-de-Marsan, perto de Bordeaux, e tem como inspiração a própria Strike Fighter Tactics Instructor, a famosa escola Top Gun, bem como a inglesa Combined Qualified Weapons Instructor.

Ao todo, serão seis semanas de intensos treinamentos com experientes instrutores, onde são ministradas aulas teóricas, em simuladores e em voo prático.

“O objetivo deste treinamento é aperfeiçoar o conhecimento e domínio do sistema de armas e aprofundar o táticas, técnicas e procedimentos", publicou em nota o centro de formação francês.

A força aérea francesa mais poderosas no cenário mundial, não apenas pelos modernos aviões empregados, mas por todo seu histórico de combate. Contudo, com as constantes mudanças e exigências do campo de batalha, se tornou necessário aperfeiçoamento na formação da elite dos pilotos de caça.

Saiba Mais...

A fama da escola Top Gun veio junto com clássico filme de 1986, mas sua existência não é apenas ficção. De fato existe uma escola Top Gun, chamada oficialmente de Escola de Armas de Caças da Marinha (United States Navy Strike Fighter Tactics Instructor). Na época localizada em Miramar, no sul da Califórnia e hoje baseada na estação aérea de Fallon, em Nevada.

A história da escola começou em 1969, com objetivo melhorar a capacidade dos pilotos da Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, que estavam morrendo "a um ritimo alarmante" e isso era fruto de deficiências de desempenho. O alto comando percebeu assim anecessidade um curso intensivo.

Desde o começo, até os dias atuais, a missão da escola é treinar e capacitar de maneira elevada os aspectos do combate aéreo. Como primeira aeronave da escola os jovens pilotos comandaram os ícônicos F-4 Phantom II, mas outras aeronaves da história passaram pela Top Gun, que agora opera com os caças F/A-18 Hornet, F-35 Lightning II, F-16 Fightning Falcon e F-5N Tiger. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2022, às 09h00


Mais Notícias