Uma tragédia marcou a sexta-feira 13 de abril de 2012. Nos primeiros minutos da tarde, uma pane - ainda desconhecida e a ser investigada - acometeu o T-28 Trojan do empresário Fernando de Arruda Botelho, de 63 anos de idade, culminando com a queda e a explosão da aeronave. No acidente, que aconteceu na região de São Carlos (SP), a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, o empresário estava acompanhado pelo amigo e piloto Sérgio Luiz Robattino, de 47 anos. Botelho era um apaixonado pela aviação desde sua infância. Aos 16 anos de idade, foi apresentado ao aeromodelismo - VCC (voo circular com cabo) - e nunca mais perdeu a aviação de vista. Essa paixão o levou a criar o Broa Fly-In, no Broa Golf Resort. O empresário também criou e presidia o Instituto Arruda Botelho (IAB), com projetos ligados à aviação, à preservação ambiental e de patrimônio histórico-cultural e ao desenvolvimento social. E um dos projetos do Instituto Arruda Botelho foi a construção de réplicas do avião Demoiselle (foto), de Santos Dumont, uma delas exposta recentemente em evento realizado no Aeroporto de Miami, nos Estados Unidos. Essas réplicas estiveram presentes em grandes eventos aviatórios, voando, por exemplo, lado a lado com uma réplica da aeronave Flyer desenvolvida pelos Irmãos Wright, em um evento comemorativo nos EUA. Entre suas frases mais famosas, esta: "Vamos reescrever a história de Alberto Santos Dumont e contar ao mundo quem realmente foi este genial brasileiro".
"OXALÁ ELE ENCONTRE NO CÉU, LOCAL QUE SEMPRE HABITOU, UM ESPAÇO DIGNO PARA QUE POSSA DESCANSAR ETERNAMENTE"
JOÃO AMARO,
DIRETOR DO MUSEU TAM
"ALÉM DE ENSINAR O OFÍCIO DA PRESERVAÇÃO DE AERONAVES A JOVENS BRASILEIROS, ELE ATUOU COMO UMA ESPÉCIE DE EMBAIXADOR PARA SANTOS DUMONT"
IAN THOMAS COMBER,
POR 12 ANOS PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DAS AERONAVES ANTIGAS E
CLÁSSICAS
"SEU LEGADO É MUITO IMPORTANTE PARA SER ESQUECIDO. ALGO DEVE SER FEITO PARA PRESERVAR O AMOR QUE ELE TINHA PELA AVIAÇÃO"
MAURO JOSÉ DE GODOY MOREIRA,
AVIADOR E ARTISTA PLÁSTICO
"O MECENAS PARA A AVIAÇÃO BRASILEIRA"
COMANDANTE JOSÉ DE SOUZA JÚNIOR,
EX-PILOTO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA
"ELE FOI UM AGENTE DIVULGADOR DA OBRA DE SANTOS DUMONT, PARTE RELEVANTE DA HISTÓRIA DO BRASIL. FEZ ISSO COM MUITO CARINHO E PAIXÃO"
PROFESSOR FERNANDO MARTINI CATALANO,
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA DA USP
"FERNANDO BOTELHO, UM ENTUSIASTA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA"
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
"UM GRANDE BRASILEIRO. ESPERO QUE A VERSÃO 2012 DO BROA FLY IN SEJA UMA HOMENAGEM PÓSTUMA AO SEU CRIADOR"
CARLOS EDO, LÍDER DA ESQUADRILHA BR AVIATION
Denize Moreno
Publicado em 24/04/2012, às 06h15 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
+lidas