AERO Magazine
Busca

Apagão

KC-390 voa para o Amapá com dois geradores a bordo

FAB participa de plano de suporte emergencial para auxiliar o estado a enfrentar apagão


KC-390 tem sido empregado em diversas missões humanitárias desde que foi declarado operacional pela FAB

Com a grave crise energética enfrentada pelo Amapá, que está sem o fornecimento de energia elétrica, a FAB foi mobilizada para enviar suprimentos emergenciais ao estado. No último sábado (7), um um KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT), transportou mais de 14 toneladas de equipamentos.

O avião (FAB 2854) decolou de em Anápolis (GO) com destino a Brasília, onde receceu 1.200 unidades de baterias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que serão utilizadas nas urnas para as eleições 2020, totalizando 2,68 toneladas. Na sequência o avião voou até Manaus, onde embarcaram dois geradores, com total de 11,4 toneladas, chegando em Macapá às 00h40 do último domingo (08).

A missão serviu como apoio para a população do estado que está sem fornecimento de energia elétrica desde a o dia 3 de novembro, quando a subestação responsável pela distribuição de energia que ficou incapacitado por conta de um incêndio.

"É muito importante prestar este apoio e saber que a Força Aérea, nas asas do KC-390 Millennium, pode transportar parte da solução dos problemas que afetam o estado. Assim, comprova também a pronta-resposta para atendimentos das necessidades da Nação", disse o Anderson Dias Santiago, capitão aviador e piloto do KC-390 Millennium.

A FAB prevê prestar o apoio necessário, com o transporte de aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos ao estado.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/11/2020, às 12h00 - Atualizado às 20h42


Mais Notícias