Treinamento militar contou com várias aeronave da FAB e da Usaf
A FAB finalizou a edição 2022 do Exercício Conjunto Tápio, no Mato Grosso do Sul. Desde 16 agosto a 3 de setembro, militares da Força Aérea, Marinha e Exército Brasileiro praticaram vários treinamentos de combate.
O Tápio é o maior treinamento de guerra promovido pela FAB e foi encerrado com de mais de 890 horas de voo e de 320 surtidas. O palco do treino foi a partir da base aérea de Campo Grande (MS), de lá aviões de transporte, caça, helicópteros partiam para as devidas téticas operacionais.
"O Exercício Tápio chega ao fim repleto de sucesso. Tivemos uma alta disponibilidade de logística e o cumprimento integral dos objetivos de adestramento propostos pelo Comando de Preparo. E o mais importante, um enorme número de lições aprendidas e de aplicações de ações de Força Aérea no cenário de guerra irregular, complexo e dinâmico aos quais os participantes foram submetidos”, avalia Ulysses Nepomuceno Guimarães, co-diretor do exercício.
FAB participou da manobra com as seguintes aeroanves: os aviões de ataque A-29 Super Tucano e A-1 AMX, os helicópteros H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, os aviões de transporte C-130 Hercules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, assim como os aviões de vigilância e alerta aéreo E-99 e R-99.
O treinamento teve novamente a presença da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) que enviou a capital do Mato Grosso do Sul três H-60G Pave Hawk e um avião de transporte HC-130J Combat King, ambos da Guarda Nacional dos EUA, vinda de Nova York e de Idaho.
Um dos destaques desta edição foi o lançamento da bomba guiada a laser utilizando um A-1 AMX. O disparo permitiu a Força Aérea Brasileira validar e testar o Designador Ratler GX, que faz parte da série de designadores laser de solo para bombas guiadas.
Por André Magalhães
Publicado em 06/09/2022, às 15h25
+lidas