Aeronaves da força aérea e do exército brasileiro atuam no resgate de vítimas do ciclone extratropical, além do envio de suprimentos
Militares da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro estão atuando no no apoio humanitário às vitímas das enchentes no Rio Grande do Sul.
No âmbito aéreo, oito helicópteros estão sendo empregados nas missões. Em destaque, o H-36 Caracal e o H-60L da FAB, além do HM-1 Pantera e HA-1 Fennec do Exército, bem como helicópteros do Corpo de Bombeiros gaúcho.
Pelo céu, também chegou um hospital de campanha destinado à cidade de Roca Sales. Um KC-390 da FAB foi acionado e transportou os equipamentos da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, à base de Canoas.
As operações com helicópteros envolvem resgate de pessoas isoladas pela água e a entrega de suprimentos, como água e comida.
"É uma missão desafiadora porque os pontos de exfiltração das vítimas são bem instáveis, além de não conseguirmos mensurar o dano que a água causou às casas e às pessoas. Entretanto, é uma honra participar desses resgates, colocando em prática aquilo que treinamos, que é salvar vidas", relatou Josué Marcos Coelho Gonçalves, piloto de H-60L da FAB.
Por André Magalhães
Publicado em 12/09/2023, às 07h55
+lidas