Com o recente acidente aéreo da Azerbaijan Airlines , a EASA pede cautela nas operações sobre o espaço aéreo russo
A agência de segurança de aviação da União Europeia (EASA, na sigla em inglês) emitiu um novo alerta sobre os riscos de sobrevoar o espaço aéreo da Rússia, recomendando evitar todas as operações, independentemente da altitude. A decisão ocorre após o acidente com o Embraer E190 da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, no dia 25 de dezembro.
O alerta com restrições abrange áreas a oeste da longitude 60°E, próximo de Ecaterimburgo e Chelyabinsk. Há também outras restrições para as áreas de Moscou, São Petersburgo e Rostov do Don.
A EASA reforça a importância das transportadoras aéreas estrangeiras com autorização de operarem na Rússia seguirem suas recomendações para garantir a segurança das operações aéreas na região.
No último dia 25 de dezembro, um Embraer E190 de matrícula 4K-AZ65 com 67 pessoas a bordo, seguia de Baku (GYD), no Azerbaijão, para a cidade russa de Grózny, capital da Chechênia, caindo durante a tentativa de pouso de emergência no aeroporto de Aktau (SCO), no Cazaquistão.
Apesar de a Rússia não ter assumido a autoria do acidente, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. A Rússia alega que estava sofrendo ataques de drones ucranianos em uma região próxima onde o Embraer E190 estava sobrevoando.
O Papel do Brasil no acidente da Azerbaijan Airlines
A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu no último sábado (4), os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo (Cockpit Voice and Flight Data Recorder – CVFDR) do Embraer acidentado da Azerbaijan Airlines, no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília (DF).
Após as atividades, os dados foram entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos.
O trabalho da extração dos dados foi realizado em conjunto com a Aviation Accident and Incident Investigation - Department of the Ministry of Transport of the Republic of Kazakhstan. Essa cooperação reflete o compromisso do Governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, com a promoção da segurança na aviação.
As análises dos dados extraídos dos gravadores de voo e as informações a serem divulgadas no Relatório Final dessa investigação são de exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão, conforme o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/01/2025, às 18h16