AERO Magazine
Busca

Mais um passo para a certificação

Europa propôs regras para a operação dos eVTOLs

Easa enviou à Comissão da União Europeia propostas de regras para a operação dos eVTOLs


As aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical têm previsão de entrar em operação em 2026 - Airbus/Divulgação
As aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical têm previsão de entrar em operação em 2026 - Airbus/Divulgação

A agência reguladora da aviação civil da Europa (Easa) enviou à Comissão da União Europeia propostas de regras para a operação dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical: os eVTOLs.

Resultado de uma consulta pública para sugestões no período de julho a setembro de 2022, o documento possui uma série de requisitos operacionais para as aeronaves, abrangendo os domínios das operações, o licenciamento das tripulações de voo, o tráfego aéreo e as regras de sua gestão. 

As regras propostas também estabelecem critérios e processos para a certificação e manutenção de drones. "Esta é a última fase de regulamentação necessária para permitir o lançamento de serviços dos eVTOLs e táxi aéreo para mobilidade aérea inovadora", disse Patrick Ky, diretor executivo da Easa. 

O gestor disse ainda que, uma vez que isso tenha se transformado em lei, fabricantes e operadores precisarão obter todas as aprovações necessárias de várias autoridades, mas as regras-chave para essas operações estarão completas.

Easa e Anac possuem acordo de colaboração

As novas diretrizes propostas pela Easa poderão ser eventualmente ratificadas pelo Brasil, já que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou em junho uma Carta de Intenção com os europeus para cooperação mútua na certificação dos eVTOLs.

Mudança de bastão

Hoje (31), Patrick Ky deixará o comando da agência reguladora europeia, depois de dez anos. Em um vídeo publicado em uma rede social, Ky agradeceu o período que liderou os destinos da aviação do velho continente. Ele será substituído por Luc Tytgat, que assume o cargo nesta sexta-feira (1).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/08/2023, às 14h40


Mais Notícias