AERO Magazine
Busca

Segundo reguladores europeus

Airbus A330 e A340 correm risco de colapso do trem de pouso

Easa publicou diretiva de aeronavegabilidade alertando companhias aéreas para o risco envolvendo o A330 e o A340


Companhias aéreas deverão fazer inspeções periódicas nos equipamentos. 60 aeronaves poderão ter de fazer substituições - Airbus
Companhias aéreas deverão fazer inspeções periódicas nos equipamentos. 60 aeronaves poderão ter de fazer substituições - Airbus

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês), publicou ontem (30) uma diretiva de aeronavegabilidade (AD) alertando para o risco de colapso em trens de pouso dos Airbus A330 e A340.

O documento foi motivado após o regulador ser notificado de irregularidades na qualidade de fabricação. "Foram relatadas ocorrências de não conformidade de qualidade em eixos MLG (trem de pouso principal) onde o revestimento de combustível de oxigênio de alta velocidade nas áreas de escoamento do diário de rolamento tinha revestimento excessivo em comparação com os limites de desenho", diz um trecho da DA.

A EASA prossegue dizendo que o revestimento excessivo poderia levar à fragmentação do revestimento protetor, o que poderia expor o material de base e permitir o desenvolvimento da corrosão, provocando um posterior colapso do equipamento.

Toda a família de aeronaves do modelo A330, além do A340-300, deverão passar por inspeção, além de vistorias periódicas. Cerca de 60 destas unidades poderão ter de substituir peças. A diretiva de aeronavegabilidade entra em vigor em 13 de setembro.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/08/2023, às 07h07


Mais Notícias