AERO Magazine
Busca

Entre forças irmãs

EUA finaliza exercício entre aeronaves da força aérea e da Marinha

Red Flag 23-3 reuniu caças, aviões-tanque e helicópteros da força aérea e da Marinha dos EUA


Operação é o principal treinamento aéreo dos EUA - USAF
Operação é o principal treinamento aéreo dos EUA - USAF

O exercício aéreo Red Flag 23-3 foi concluído na última sexta-feira (4).

A operação aérea de maior relevância dos Estados Unidos reuniu diversos modelos de aviões, entre caças, bombardeiros e aviões-tanque, além de mais de 2.000 militares da força aérea, da guarda aérea nacional e da marinha dos EUA.

O treinamento teve como sede a base aérea de Nellis, nas proximidades de Las Vegas, no estado de Nevada. Cerca de cem aeronaves realizaram diversas missões em conjunto.

Dentro da gama da força aérea e guarda nacional destacaram-se o F-22 Raptor, o F-35A, o F-16 e o F-15, além do B-1B, do K-135 e do HH-60G. Já no cenário da aviação naval o destaque foi para o EA-18G, versão para missões de guerra eletrônica, além de outras aeronaves.

No exercício, as táticas de combate aéreo e outras operações militares são treinadas em um elevado grau de realismo e exigência, em um ritmo capaz de capacitar os militares para confrontos reais com seus rivais, como, por exemplo, a China e Rússia.

 “O Departamento de Defesa prioriza a República Popular da China como nosso desafio número um. Ao treinarem juntas em um ambiente realista e desafiador, a USAF e a Marinha aprimoraram suas capacidades conjuntas, reforçando a capacidade da nação de manter um Indo-Pacífico livre e aberto", disse Eric Winterbottom,coronel da força aérea.

Por André Magalhães
Publicado em 10/08/2023, às 09h15


Mais Notícias