Reguladores dos EUA encontram problemas em asa e no trem de pouso do Boeing 747
Problemas em asa e no trem de pouso do Boeing 747 foram encontrados pelas autoridades dos Estados Unidos. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) publicou ontem (22), uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) para tratar dos problemas encontrados.
O regulador informou que os painéis inferiores do bordo de fuga da asa esquerda e um pino de fusível, localizado no encaixe da extremidade da viga do trem de pouso, podem estar em condições inseguras.
As companhias aéreas agora deverão fazer inspeções nos aviões para identificar possíveis falhas e corrigi-las, além de efetuar ações para garantir a operacionalidade regular.
A diretriz contempla os modelos 747–100, 747–100B, 747–100B SUD, 747–200B, 747–200C, 747–200F, 747– 300, 747–400, 747–400D, 747–400F, 747SR, e 747SP. Embora o modelo atual, o 747-8 seja ligeiramente diferente e não tenha os mesmos sistemas falhos, foi recomendado uma inspeção em todos o 747-8 e 747-8F.
Estima-se que pouco mais de 200 aviões registrados nos Estados Unidos sejam afetodas com a AD. As autoridades informram que as substituições dos pinos de fusível terão um custo total de US$ 3,9 milhões (R$ 20,1 milhões), enquanto as inspeções necessárias devem custar cerca de US$ 1 milhão (R$ 5,17 milhões) por ciclo.
The last Boeing 747 B1 is in the books, BOE704 having returned to Paine Field after a short flight of ~one hour. https://t.co/lfubyuyCN2pic.twitter.com/PzvZa4mRJk
— JDL | @photoJDL@avgeek.social (@photoJDL) December 18, 2022
A publicação do documento ocorreu quatro dias depois do último 747 fabricado pela Boeing realiza seu primeiro voo de avaliação. A aeronave (N863GT) será entregue para Atlas Air nas próximas semanas, encerrando mais de 50 anos de produçãos do que já foi o maior avião de passageiros do mundo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/12/2022, às 08h12
+lidas