AERO Magazine
Busca

Brasil e Turquia

Empresa do Brasil está envolvida em programa de novo caça turco

Akaer está concluindo o desenvolvimento das estraturas da fuselagem


Arte do treiandor avançado HÜRJET da Turkish Aerospace  | Foto: TAI

A empresa brasileira Akaer está envolvida no programa do treinador avançado turco HÜRJET, da Turkish Aerospace Industry (TAI), a empresa nacional está concluindo o desenvolvimento da estrutura e sistemas da fuselagem traseira do primeiro protótipo da aeronave turca.

O treinador avançado HÜRJET será capaz de atingir velocidades supersônicas, vai contar com modernos aviônicos no cockpit, além de cumprir missões de ataque leve. A aeronave será um trampolim para treinar pilotos para vetores de 5º geração.

“O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa, aviação executiva e civil, atendendo à grandes OEM’s como Embraer e Saab. A nossa história de sucessos em programas semelhantes e uma equipe capacitada, nos permite assumir compromissos e vencer os desafios técnicos cumprindo os cronogramas estabelecidos”, destacou Fernado Ferraz,  VP de Operações (COO).

A TAI selecionou a Akaer para o desenvolvimento do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações das partes traseira e central da fuselagem, bem como das empenagens do futuro treinador avançado.

Para esse trabalho, técnicos e engenheiros brasileiros estão trabalhando de forma integrada, no Brasil e na Turquia.

 De acordo com o fabricante, o treinador será capaz de atingir velocidades de Mach 1.4, suportar forças de +8 /-3 Gs, terá uma capacidade de carga de 2.721kg e terá uma autonomia de 2.225km. A nova aeronave vai substituir os antigos treinadores T-38 Talon e os CF-5 da força aérea turca.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 18/11/2021, às 13h35 - Atualizado às 16h17


Mais Notícias